Programação ESG Forum 2022

ESG Forum 2022

10 de agosto de 2022

9h – 10h30 | Painel 1: A importância de se construir uma organização dentro dos objetivos da ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. Ao cumprir esses objetivos, as empresas assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. O relatório da PWC indica que 77% dos investidores passaram a apoiar mais as companhias com foco em sustentabilidade.

Palestrantes:
Cíntia Marin, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Afya
Cinthia Gherardi, Diretora de Relacionamento e Marketing do Sistema B Brasil.
Patricia Nader, Head de Impact & ESG na Good Karma Ventures
Thiago do Val, CEO da Crowdy e mentor do InovAtiva Brasil
Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco

10h35 – 12h00 | Painel 2: A digitalização tem papel fundamental para os objetivos ESGT

A digitalização e a transformação digital das empresas também vêm ao encontro do desenvolvimento sustentável. A adoção das novas ferramentas ajuda a otimizar os processos, melhorar as entregas e facilitar a integração entre equipes e sistemas promover benchmark, contribuindo diretamente com o atendimento das necessidades de ESG. Modernização de infraestrutura, nuvem, automação, IoT, blockchain, IA, ferramentas de gestão, entre outras facilitam estabelecer quais ações precisam ser tomadas a curto e longo prazo pelas organizações. Alguns defendem que o termo deveria ser ESGT, incorporando a palavra tecnologia na sua definição.

Palestrantes:
Edmundo Fornasari, diretor de Relações Institucionais da EqualWeb
José Damico, CEO & Co-Founder da SciCrop
Camila Rioja Arantes, LatAm Lead da Fundação Celo

12h05 – 13h00 | Painel 3: Como implementar as melhores ações para proteção ambiental

Os critérios ambientais de ESG consideram como uma empresa atua em seu papel de administradora da natureza, como o uso de energia, liberação de carbono, práticas de reciclagem, poluição e conservação de recursos naturais. É importante para as empresas conhecerem os critérios, como avaliar, gerenciar e medir os riscos ambientais. As organizações que possuem capacidade adaptativa em resposta aos riscos ambientais e sociais estarão mais bem posicionadas para competir e prosperar.

Palestrantes:
Tiago Brasil Rocha, fundador da Build from Scratch (BFS) e idealizador do Greentech America Latina
Kari Silveira, cofundadora e COO da Impulso
Fernanda Paraná, Consultora de Sustentabilidade e Diversidade & Inclusão na Gaia – Negócios de Impacto
Aylla Kipper, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e vice-presidente da AMBIOLUC (Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC)
Larissa Faresin, gerente de sustentabilidade, diversidade e engajamento da Edenred Brasil

11 de agosto de 2022

9h – 10h30 | Painel 4: Governança, aspectos regulatórios e LGPD

A Global Reporting Initiative – instituição internacional que presta suporte quanto a iniciativas que mitiguem o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade e responsabilidade social – estabeleceu privacidade como um dos seus standards. A estruturação de programas de governança em proteção de dados robustos está diretamente relacionada ao nível de importância que as organizações direcionam para a estrutura organizacional também em outras frentes – tais como regulatório, compliance, ética e segurança da informação -, sobretudo para garantir que a governança corporativa como um todo funcione a partir de metodologias e processos otimizados.

Palestrantes:
Maria Eugênia Buosi, fundadora e CEO da Resultante ESG
Claudinei Elias, CEO e fundador da Bravo GRC
Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus

10h35 – 12h00 | Painel 5: Social: políticas de diversidade, equidade e inclusão

Vivemos um momento de profundas mudanças culturais que colocam em xeque os velhos modelos de sociedade. Nos últimos anos, organizações de todo o mundo já encaminhavam a importância de estabelecer e implantar políticas de diversidade, equidade e inclusão. Estudo realizado pela KPMG, “The new employee deal in the technology industry”, aponta que as melhores práticas ESG têm impulsionado as organizações a reavaliarem os aspectos de cidadania corporativa, bem como os esforços de inclusão e diversidade, a fim de ajustar as relações com os profissionais, lideranças corporativas e stakeholders.

Palestrantes:
Angélica Souza, Líder de Diversidade & Inclusão na Movile
Thalita Machado, coordenadora de clima e cultura da MaxMilhas
Ricardo Catto, conselheiro do Instituto Integral Brasil, consultor da Chie, Grupo Anga, Humanizadas e Impact Hub São Paulo
Dani Verdugo, presidente do Grupo THE

Programação ESG Forum 2022
Programação ESG Forum 2022
Programação ESG Forum 2022
Programação ESG Forum 2022